Jean Piaget

Jean Piaget

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Estádios de desenvolvimento - Estádio Operatório Concreto

PIAGET E OS ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO
ESTÁDIO OPERATÓRIO CONCRETO
Ediana Cimadon, Roberto Canarin, Texiano Pasa
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça em 9 de agosto de 1896 e faleceu em 16 de setembro de 1980. Defendeu uma visão interacionista de desenvolvimento, dedicou-se a investigar como o conhecimento se formava, procurou entender quais os mecanismos mentais que o ser humano utiliza nas diferentes fases de sua vida.
Uma das ideias principais de seu estudo é a noção de “egocentrismo” que surgiu logo em seus primeiros estudos sobre psicologia, esta noção é importante, pois implica a noção de centração e descentração, isto é, a capacidade da criança de considerar a realidade externa e os objetos como diferentes de si mesma e de um ponto de vista diverso do seu. O egocentrismo é responsável por um pensamento pré-lógico, pré-causal, mágico, animista e artificialista. Notando as semelhanças entre os processos que condicionam a evolução lógica e a ideia de realidade plasmada pela criança, Piaget conclui que a construção do mundo objetivo e a elaboração do raciocínio lógico consistem na redução gradual do egocentrismo, em favor de uma socialização progressiva do pensamento, somente com esse descentração das noções, a criança pode chegar ao estágio da lógica operacional.
Piaget definiu o desenvolvimento como um processo de equilibrações sucessivas e apesar de ser contínuo é caracterizado por etapas. Ao longo de sua existência, Piaget observou que o existem diferentes maneiras de interagir com o meio nas diversas faixas etárias. Cada etapa ou estádio determina um momento do desenvolvimento do qual a criança constrói suas estruturas cognitivas.
Segundo Piaget o desenvolvimento passa por quatro etapas distintas: a sensório motora, a pré- operatória, a operatório concreta e a operatório – formal. Iremos nos deter no período operatório concreto.

PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS
Esta fase ocorre por volta dos sete a onze a doze anos de idade, é neste período que a criança irá freqüentar regularmente a escola. Esta fase é marcada pela decadência do egocentrismo e um crescente acréscimo do pensamento lógico, a razão é utilizada no lugar da assimilação egocêntrica, com isso a atitude crítica perante as ações começa a tomar lugar.
Os atos físicos passam a ser internalizados e ocorre mentalmente, o pensamento é designado operatório, pois se torna reversível. A construção das operações permite a elaboração da noção de conservação, assim o pensamento baseia-se mais no raciocínio do que na percepção. A noção de conservação de objetos ocorre no inicio desta fase; por volta dos nove anos surge a noção de conservação de peso; e ao final desta fase, a noção de conservação de volume. Outra característica desta fase é que a criança consegue desempenhar suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. O sujeito só consegue pensar corretamente em materiais que pode visualizar e experimentar, pois ainda não consegue pensar abstratamente.


Aspectos afetivos presentes nesta fase:
·         Autonomia em relação aos adultos;
·         Sentimentos morais: respeito recíproco, honestidade, companheirismo e justiça;
·         Sentimento de pertencer a um grupo;
·         A criança passa a enfrentar os adultos (fortalecimento de opiniões e ideias);
·         Cooperação.
É de suma importância conhecer e compreender cada fase, assim pode-se auxiliar para que as superem bem. A fase das operações concretas acontece no período em que se inicia a vida escolar, cabe ao professor compreende-la para que seus alunos possam superá-las com êxito. Ao passar pelas fases, no adulto irá ficar elementos adquiridos ao longo destas construções, cada estádio corresponde a determinadas características que são moodificadas para uma melhor organização.

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